Diretoria Conselhos e Comitês

Diretoria, Conselhos e Comitês

Diretoria
Membro Cargo
Jean Carlos Borges Diretor Presidente e de Relações com Investidores*
Com 27 anos de experiência profissional, iniciou sua carreira como Engenheiro da IBM Brasil, onde atuou como Gerente Comercial nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso. Atuou na Algar Tech (empresa de BPO/Gestão de TI da Companhia) por 5 anos, dos quais 2 como Diretor Financeiro. Ingressou na Companhia em 2003, onde ocupou os cargos de Diretor Financeiro, Diretor Técnico-Operacional, Diretor de Governança e Estratégia e Diretor Vice-Presidente de Operações. Atualmente, é Diretor Presidente da Algar Telecom. É Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Uberlândia, com cursos de extensão em (i) Gestão Empresarial e (ii) Controladoria e Contabilidade, pela mesma Universidade e (iii) Administração e Marketing pela Universidade do Triângulo – UNITRI. Nos anos 1999 e 2000 foi professor do curso de Administração da Universidade do Triângulo – UNITRI. Cursou o Program for Executive Development (IMD), em Lausanne – Suiça e o Executive Master of Business Administration (EMBA), também no IMD.
Márcio Estefan Diretor Vice-Presidente de Negócios e Diretor de Negócios Atacado*
Com mais de 25 anos de experiência profissional no mercado de telecomunicações atuou nas áreas de vendas, pré-vendas e marketing de grandes empresas do setor, tais como Telefônica, MetroRED, Comsat e Vicom. É atualmente Diretor Vice-Presidente de Negócios da Algar Telecom, responsável pelas áreas de marketing, vendas e operações. É formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com cursos de extensão em Marketing e Gestão do conhecimento pela Fundação Getúlio Vargas. Possui, ainda, extensão em Gestão pelo IESE – Espanha, e em Inovação pela Wharton Business School – EUA.
Luciene Gonçalves Diretora Financeira*
Tem 25 anos de experiência profissional na área financeira. Iniciou sua carreira executiva na Algar Telecom no ano 2000 como gerente de crédito e cobrança. Posteriormente ocupou cargos de gerência nas áreas de faturamento e finanças. Em 2013 passou a ocupar o cargo de Diretora Adjunta de Finanças Corporativas, quando comandou as áreas de faturamento, crédito e cobrança, tesouraria e captações estruturadas. Em 2015 assumiu a Diretoria de Finanças e Relações com Investidores. Atualmente é Diretora Financeira da Algar Telecom. É formada em Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia, com pós-graduação em Contabilidade e Controladoria pela mesma Universidade. Tem MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores pela FIPECAFI e cursou, em 2016, o Programa de Gestão Avançada – PGA pela Fundação Dom Cabral em conjunto com o INSEAD, realizado em Nova Lima-MG e em Fontainebleu -França.
Luiz Antônio Andrade Lima Diretor Executivo Operacional (Tecnologia)*
Atua há 35 anos na área de telecomunicações, com foco em planejamento, projetos, implantação, operação, manutenção e gestão de redes de telecomunicações. Ocupou diversas funções na Companhia, dentre elas, engenheiro de telecomunicações, Gerente Técnico-Operacional da Diretoria Regional de Franca-SP, Gerente Geral de Operações, Diretor da Business Unit de Video e Internet e Diretor de Projetos Estratégicos. De 2009 a 2016 comandou a Diretoria de Operações e Tecnologia da Companhia e, desde 2017, é o Diretor de Tecnologia da Algar Telecom. É Graduado em Engenharia Eletrônica pela Fundação Educacional de Barretos-SP, com curso de Especialização em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. Cursou o Programa de Gestão Avançada pela AMANA Key, tem MBA em Gestão Avançada de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Gestão Estratégica para Dirigentes Empresarias pelo INSEAD e MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores pela FIPECAFI.
Maria Aparecida Garcia Diretora Executiva Operacional (Talentos Humanos) *
Atua há 30 anos na área de Talentos Humanos, tendo ocupado funções, inclusive, nas áreas de gestão de negociações coletivas e relacionamento com sindicatos e instituições governamentais. É, atualmente, Diretora de Talentos Humanos da Algar Telecom, responsável pelas atividades de talentos humanos, gestão de clima organizacional e formação de lideranças. É graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, com especialização em Direito do Trabalho, pela Universidade do Triângulo – UNITRI. Tem MBA em gestão empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas e em inteligência competitiva pelo IBRAMERC-FEBRACORP. Possui extensão em Finanças aplicadas ao Negócio, pela FIPECAFI e Certificação Internacional em coaching, pelo ICC. É palestrante em diversos eventos sobre gestão de pessoas.
Renato Paschoareli Diretor Executivo Operacional (Estratégia e Regulatório)*
Iniciou sua carreira em 1995 na antiga CTBC Telecom nas áreas de desenvolvimento de tecnologia e novos negócios. Entre 2001 e 2009 atuou como Diretor de Tecnologia, Engenharia e Planejamento de Redes nas empresas Intelig e GVT. Em 2009 assumiu a Diretoria de Operações Regulatórias na GVT estando à frente da elaboração, discussão e negociação de diversos regulamentos junto à Anatel, Ancine, Minicom, dentre outros. Em 2013 retornou à Algar Telecom na função de Diretor de Estratégia e Regulatório, sendo responsável pelas áreas de Gestão de Projetos (PMO), Gestão da Estratégia e Estratégia Regulatória. É engenheiro elétrico pela Universidade Federal de Uberlândia, com pós-graduação em Gestão Estratégica das Organizações pela FGV. Em 2017 concluiu o módulo Foundations for Business Leadership pelo IMD Business School, Lausanne – Suiça.
Luciana Ferreira Diretora de Relações com Investidores
Tem mais de 15 anos de experiência em relações com investidores, tendo trabalhado nos setores de siderurgia, petroquímica, óleo e gás, saneamento e construção pesada, em diferentes companhias abertas. Iniciou sua carreira na área de Controladoria em 1997 e atua em relações com investidores desde 2000, tendo participado de diversas operações no mercado de capitais de dívida e de ações. Se juntou à Companhia em outubro de 2017, é formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Administração de Empresas pelo COPPEAD – Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Conselheira de Administração do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores – de 2010 a 2013.
Eduardo Rabboni Diretor de Projetos de Transformação Digital
 Com mais de 28 anos de experiência profissional na área de tecnologia, atuou em empresas como Equitel e Siemens. Na Algar Telecom atuou nas áreas de projetos, planejamento, desenvolvimento de produtos, operações, PMO e TI. Como CIO da Algar Telecom recebeu o prêmio de “CIO do ano” e “Empresa mais inovadora no uso da TI”, ambos conferidos pela IT Mídia e Korn Ferry. É atualmente o CDO (Chief Digital Officer) da Algar Telecom, responsável pelo desafio de digitalização dos negócios da empresa, com foco em Customer Experience e Eficiência do Negócio, abrangendo ações em Marketing e Comunicação Digital, Relacionamento com Clientes, e-commerce e Analytics & BigData aplicados à operação. É Engenharia Elétrico com ênfase em Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, com MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e capacitação em Gestão e Marketing pela ESPM, Amana-Key, Fundação Dom Cabral e University of Central Florida.
Ana Paula Rodrigues Diretora de Relacionamento com Clientes
 Com mais de 24 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações, desempenhou diversas funções na Companhia tais como gestora de estratégias de marketing, de produtos, comunicação empresarial e gestão das equipes de vendas. É atualmente diretora de Relacionamento com Clientes da Algar Telecom, focada na promoção de um novo modelo de experiência de atendimento aos Clientes, com melhorias de processos perceptíveis aos olhos dos mesmos, aumento da eficiência e conveniência do atendimento e, ainda, na difusão do conceito do “atendimento” como missão de todos. É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM).

* Diretoria Estatutária

Conselho de Administração

O mais alto órgão da administração foi criado para garantir a profissionalização e sustentabilidade do negócio, conduzir o processo decisório e definir e acompanhar as estratégias vencedoras. É composto por seis conselheiros, dos quais dois são independentes.

O Conselho de Administração conta com o suporte de três comitês especializados, não deliberativos, que auxiliam os conselheiros no aprofundamento das análises de temas específicos para a tomada de decisão. Seus integrantes são eleitos anualmente pelo Conselho de Administração, a quem se reportam. Assim como o Conselho, os Comitês também possuem regimentos internos que normatizam o funcionamento e definem suas responsabilidades e atribuições.

Membro Cargo Data da Eleição Data da Posse Término do Mandato
Luiz Alexandre Garcia Presidente 25/04/2017 25/04/2017 AGO de 2018
Presidente Executivo do Grupo Algar desde 2006 atua, também, como Conselheiro da Algar Telecom e da Algar Agro, Membro do Conselho Estratégico da FIEMG, Membro do Conselho Curador do CPqD, Presidente da ACEL e FEBRATEL, Diretor Estatutário da Telebrasil – Associação Brasileira de Telecomunicações, Presidente do Conselho de Administração e Membro do Conselho de Administração da ABRAFIX – Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado e Presidente do SindiTelebrasil – Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal.Ocupo posições em instituições de renome, tendo sido, Presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional das Operadoras Celulares (ACEL), no período de 2008 a 2009, Conselheiro do IBGC, de 2012 a 2014 e Presidente do Latin American Companies Circle of Corporate Governance, no período 2013 a 2014. Já atuou, ainda, no IFC-– Banco Mundial Washington, DC, EUA; na ERICSSON, Dallas, EUA e São Paulo; na Bull, França e na CTBC, Uberlândia.

Graduado em Ciências Econômicas, pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1986, com MBA – Master Business Administration pela Catholic University of América, Washington D.C., EUA, 1991; Especialização em Marketing pela American University of Paris, 1995 e PED – Programa de Desenvolvimento de Executivos pelo IMD – Lausanne, Suíça, 2002.

Eliane Garcia Melgaço Vice presidente 25/04/2017 25/04/2017 AGO de 2018
Vice-presidente Corporativa de Gente do Grupo Algar é, também, membro do Conselho de Administração da Algar Telecom e da Algar Agro e Presidente do Conselho de Sócios da Algar. Além disso, representa o Brasil no FBNI (Family Business Network International), como conselheira. Já atuou em várias empresas, dentre elas, Banco Nacional, Cartão Unibanco e ATL nas áreas de marketing e de relacionamento e comercial. Atuou, também, como coordenadora de marketing e comercial da Image Telecom (Grupo Algar).Graduada em Administração de Empresas pela PUC/MG, com MBA pela Catholic University (Washington/DC). Cursou o PGA (Programa de Gestão Avançada) na Fundação Dom Cabral, o Leading the Family Business no IMD/Suiça, o Family In Business – from Generation to Generation em Harvard/EUA e o Governing Family Enterprise em Kellogg/EUA.
Luiz Alberto Garcia Membro 25/04/2017 25/04/2017 AGO de 2018
Presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, da Algar Telecom e da Algar Agro e, também, membro do Conselho da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, Membro da Fundap – Fundação de Pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia, Membro do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial e Membro da ACIUB – Associação Comercial Industrial de Uberlândia. Atuou em instituições de renome como Ex-conselheiro da Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Ex-presidente do Conselho da Anatel, Ex presidente da ABAG – Associação Brasileira de Agribusiness, Ex -presidente da Telebrasil e do SindiTelebrasil, Ex-presidente da ACEL – Associação Nacional dos Prestadores de Serviço Móvel Celular, Ex- Conselheiro da Fundação Orsa.Graduado em Engenharia Eletrônica pela EFEI-Escola Federal de Itajubá, com Especialização em Global Business Leadership – Georgetown University – Washinton-DC/ USA, Especialização realizada no Insead, França e em Leading the Family Business – IMD – Lausanne/Suiça, Owner/President Management Program – Harvard University – USA.
Divino Sebastião de Souza Membro 11/10/2017 11/10/2017 AGO de 2018
Engenheiro eletricista. Experiência profissional últimos 5 anos: (i) 2016: Vice-Presidente de Operações da Algar S/A (controladora da Algar Telecom) e (ii) Presidente do Conselho da Algar Telecom; (iii) até 2015: Diretor Presidente da Algar Telecom.
Luiz Eduardo Falco Pires Correa (membro independente) Membro 11/10/2017 11/10/2017 AGO de 2018
Engenheiro aeronáutico. Experiência profissional últimos 5 anos: (i) desde 2013: Diretor Presidente da CVC e (ii) Membro do Conselho de Administração da CVC.
Thilo Helmut Georg Mannhardt (membro independente) Membro 11/10/2017 11/10/2017 AGO de 2018
Experiência profissional últimos 5 anos: (i) 2011 à 2012: Conselheiro da Ultrapar S.A. (não é afiliada da Companhia); e (ii) 2013 à 2017: Diretor Presidente da Ultrapar S.A.

Não possui cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor.
Não é considerada uma pessoa exposta politicamente.

Comitês

O Conselho de Administração dispõe de três comitês de assessoramento não deliberativos, formados por especialistas externos e conselheiros: Auditoria e Gestão de Riscos, Governança Corporativa e Talentos Humanos e, Estratégia e Inovação. Esses Comitês auxiliam os conselheiros no aprofundamento das análises de temas específicos para a tomada de decisão. Seu funcionamento e responsabilidades estão definidos por um Regimento Interno.

Auditoria e Gestão de Riscos: Seu trabalho é assegurar a qualidade, a integridade, a transparência e a credibilidade das demonstrações financeiras, a efetividade dos processos das auditorias (interna e independente) e dos controles internos e o cumprimento da legislação aplicável, além de zelar por uma política adequada de gerenciamento estratégico dos riscos corporativos.

Governança Corporativa e Talentos Humanos: Tem, como missão, garantir uma gestão estratégica de Talentos Humanos e que seja percebida e valorizada pelos stakeholders como diferencial competitivo da Algar Telecom, bem como zelar pela adoção efetiva e pela evolução contínua das melhores práticas de Governança Corporativa, que reforçam a visão de futuro da Companhia e as perspectivas de longo prazo.

Estratégia e Inovação: Promove e zela pelas discussões, no âmbito do Conselho de Administração, de assuntos relevantes e de elevado impacto para a Companhia no que se refere às diretrizes estratégicas, de inovação, de investimentos, incluindo aquisições e novos negócios e orçamentárias, além da definição de metas de desempenho baseada em criação de valor econômico.

voltar

topo