Perfil Corporativo

Somos uma empresa líder na prestação de serviços do setor de telecomunicações com atuação em clientes corporativos (B2B) e de varejo (B2C). Temos como principal foco os clientes B2B em função da maior atratividade e potencial de crescimento na prestação de serviços a esses clientes. Acreditamos que nossa extensa infraestrutura, construída com moderna tecnologia, suportada por uma rede de aproximadamente 77,9 mil km de fibra ótica com presença, atualmente, em 16 estados, 359 cidades e no Distrito Federal, e nosso atendimento próximo, personalizado – atendimento consultivo – e eficaz, nos diferencia no mercado.

Em 02/12/2019 o segmento Tech – BPO/Gestão de TI operacionalizado pela Algar TI, deixou de compor o portfólio de negócios da Companhia e passou a ser uma empresa independente.

Perfil Corporativo

Histórico e Perfil Corporativo

B2B

Nossa oferta para o B2B é baseada na combinação de uma extensa infraestrutura, construída com moderna tecnologia. suportada por uma rede de aproximadamente 77,9 mil km de fibra ótica, sendo: (a) 66,9 mil km, com capilaridade e acesso nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, incluindo mais de 33 mil km em regiões metropolitanas e conectando mais de 13,6 edificações (on-net buildings); e (b) 11 mil km de cabo submarino, em fase final de construção, conectando as cidades de Santos (SP) e Fortaleza (CE) a Boca Raton (Flórida, Estados Unidos); e um portfólio de serviços, que incluem links de dados com IP dedicado, serviços de voz sobre IP, serviços de Ethernet, clear channel, serviços de segurança de rede, bem como também produtos padronizados de tecnologia (TIC) que proporcionam um atendimento completo aos nossos clientes, como cloud, hosting, colocation, videoconferência, managed services, PABX virtuais, Anti-DDoS (Distributed Denial of Service), entre outros.

Nossa venda e atendimento consultivos, contam com unidades próprias compostas por consultores técnicos e comerciais, nos permitindo crescer nesse mercado, bem como entregar maior valor agregado a nossos clientes.

Os clientes B2B são o grande foco de crescimento da Algar Telecom. Essa nossa estratégia, a qual apresenta grande atratividade em virtude das baixas taxas de penetração de serviços de dados para conectividade no Brasil, é focada na expansão de nossas redes para regiões atrativas, as quais são identificadas por meio do georreferenciamento do número de potenciais clientes corporativos, bem como na densificação de nossas redes já instaladas, permitindo ganhos de escala e de eficiência nos serviços prestados.

 

B2C

No B2C somos líderes na prestação de serviços na nossa região de origem, onde atuamos há 65 anos, que compreende 87 municípios nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Nessa região temos participação de mercado, dados ANATEL de dezembro de 2019, de 73% em banda larga fixa; 33% em televisão por assinatura e 33% em telefonia móvel.

Por meio de uma estratégia convergente, x-play, com possibilidades duo-play, triple-play, quadruple-play (banda larga fixa e móvel, telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e serviços de valor agregado) atendemos mais de 1,2 milhão de clientes B2C suportadas por uma moderna rede móvel (3G e 4G) nas frequências 700Mhz, 850Mhz, 1.800Mhz e 2.100Mhz. Contamos também com uma extensa rede de banda larga fixa, com 492 mil clientes, com foco nos serviços de UBL – 51% da base total (com velocidades que variam de 40Mbps a 200Mbps), com tecnologias xDSLI, HFC e GPON.

Em dezembro 2019 a Algar Telecom celebrou uma parceria com a SKY Serviços de Banda Larga Ltda, em que passará a ofertar, aos seus clientes, serviços do portfólio de TV da parceira. Com isso, ao mesmo tempo em que a Companhia desprioriza as tecnologias DTH e HFC do seu portfólio próprio de serviços, ela continua garantindo soluções completas aos seus clientes.

Histórico

Em 1954 na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Alexandrino Garcia funda a CTBC, atual Algar Telecom. Com o propósito de facilitar a comunicação dos moradores de regiões consideradas remotas naquela época, a Companhia adquiriu várias concessões municipais nas cidades vizinhas.

Histórico

Histórico

Na década de 1960:
  • Expandimos os negócios para 1 mil linhas em Uberlândia (MG);
  • Ativamos o serviço de interurbano, com 24 canais via rádio;
  • Incorporamos a Telefônica de Patos de Minas (MG);
  • Fomos pioneiros, no interior do Brasil, na utilização do sistema de micro-ondas.
Na década de 1970:

Durante a década de 1970, mantivemos o controle privado, em um período em que o comando da maioria das operadoras de serviço de telefonia é tomado pelo governo brasileiro.

Na década de 1980:

Na década de 1980 ampliamos a oferta de serviços para o interior do Brasil.

Ao longo da década de 1990:
  • Construímos a primeira rede de fibra óptica;
  • Passamos a oferecer TV por assinatura em Araguari (MG) e Uberlândia (MG);
  • Investimos em multimídia;
  • Começamos as operações de contact center em Uberlândia (MG).
A partir do ano 2000:
  • Incluímos no portfólio o código 12 (chamadas de longa distância);
  • Fomos autorizados a expandir os serviços de telefonia fixa e dados para todo o País;
  • Começamos a oferecer acesso à internet;
  • Passamos a prestar serviços de data center;
  • Adquirimos a rede metropolitana na cidade de São Paulo (SP);
  • Renovamos os contratos de concessão por mais 20 anos;
  • Compramos e lançamos a licença 3G;
  • Abrimos o capital com a primeira emissão pública de debêntures;
  • Mudamos nossa razão social de CTBC para Algar Telecom.
Na década de 2010:
  • Internacionalização da Algar Tech, para a América Latina;
  • Lançamos a TV via satélite;
  • Expandimos a Banda H (3G) para 19 cidades em MG e ampliamos a atuação no varejo;
  • Totalizamos cinco emissões públicas de debêntures, em 2016;
  • Adquirimos as empresas Synos e Asyst;
  • Lançamos oferta de Big Data;
  • Fizemos acordo para construção do cabo submarino, ligando Santos (Brasil) a Boca Raton (EUA);
  • Compramos a frequência 700 MHz para disponibilizar serviços 4G/LTE.
Em 2015:
  • Adquirimos a Optitel, empresa de telecomunicações sediada em Getúlio Vargas, RS que abrange 237 cidades nos estados do PR, SC e RS.
Em 2016:
  • A Algar Telecom incorporou a Image Telecom TV Video Cabo Ltda. e consequentemente englobou em seu objeto social, os serviços de TV por assinatura.
Em 2017:
  • Conclusão da construção do cabo submarino Monet
  • Entrada em 24 novas cidades, sendo 16 no Sul e 8 no Sudeste
  • Incorporação da Algar Mídia e Rede Ippi pela Algar Multimídia, controlada da Companhia
  • A Algar Telecom incorporou a Algar Celular e consequentemente englobou em seu objeto social, os serviços de telefonia celular e TV por satélite
Em 2018:
  • Início das operações do Cabo Submarino
  • Companhia passa a atuar no Nordeste do País
  • GIC passa a ser acionista da Algar Telecom
  • Aquisição do lote 2 de ativos da Cemig Telecom
Em 2019:
  • Aquisição da Smart Telecomunicações e Serviços Ltda, agregando 5,5 mil Km de fibra ótica na Grande Recife e região;
  • Expandimos a atuação do Algar Franquias, alcançando 65 localidades e 9 clusters em nossa área de concessão;
  • Realizamos a cisão dos segmentos Telecom e Tech – BPO/Gestão de TI;
  • Alcançamos 354 cidades, em 16 estados e no Distrito Federal, com operações a clientes B2B.

voltar

topo