Perfil Corporativo

Somos uma empresa líder na prestação de serviços do setor de telecomunicações com atuação em clientes corporativos (B2B) e de varejo (B2C) – segmento Telecom. Temos como principal foco os clientes B2B em função da maior atratividade e potencial de crescimento na prestação de serviços a esses clientes. Acreditamos que nossa extensa infraestrutura, construída com moderna tecnologia, suportada por uma rede de aproximadamente 65 mil km de fibra ótica com presença, atualmente, em 16 estados, 350 cidades e no Distrito Federal, e nosso atendimento próximo, personalizado – atendimento consultivo – e eficaz, nos diferencia no mercado. Além do segmento Telecom atuamos, ainda, no segmento Tech – BPO/Gestão de TI com oferta de serviços e soluções em BPO (Business Process Outsourcing) e suporte de tecnologia para clientes corporativos.

Perfil Corporativo

Histórico e Perfil Corporativo

Segmento Telecom

Nossa infraestrutura de Telecom abrange os principais centros econômicos do Brasil, tais como Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco e Bahia. A combinação de uma extensa infraestrutura construída com moderna tecnologia de fibra óptica, com produtos e serviços de qualidade reconhecida pelos nossos clientes, bem como nosso atendimento próprio, próximo e consultivo, está refletido nos nossos contratos com clientes corporativos, que possuem uma alta taxa de renovação, tendo atingido 88,8% em 2018.

Segundo pesquisa realizada pela Expertise em 2018, 94% dos nossos clientes B2B de médio e grande portes estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com os nossos produtos e serviços. Na mesma linha, nosso atendimento ao B2C foi reconhecido pelo site ReclameAQUI que, em 2018, nos premiou com o 1º lugar na categoria “Melhor Empresa para o Consumidor – Setor de Telecomunicações”, bem como quando fomos novamente ranqueados como um dos prestadores de serviços de telecomunicações com o maior Índice de Desempenho no Atendimento (IDA) dentre nossos concorrentes, conforme ranking de reclamações dos prestadores por meio do IDA divulgado pela ANATEL.

B2B

Nossa oferta para o B2B é baseada na combinação de uma extensa infraestrutura, construída com moderna tecnologia. suportada por uma rede de aproximadamente 65 mil km de fibra ótica, sendo: (a) 54 mil km, com capilaridade e acesso nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, incluindo mais de 26 mil km em regiões metropolitanas e conectando mais de 3.300 edificações (on-net buildings); e (b) 11 mil km de cabo submarino, em fase final de construção, conectando as cidades de Santos (SP) e Fortaleza (CE) a Boca Raton (Flórida, Estados Unidos); e um portfólio de serviços, que incluem links de dados com IP dedicado, serviços de voz sobre IP, serviços de Ethernet, clear channel, serviços de segurança de rede, bem como também produtos padronizados de tecnologia (TIC) que proporcionam um atendimento completo aos nossos clientes, como cloud, hosting, colocation, videoconferência, managed services, PABX virtuais, Anti-DDoS (Distributed Denial of Service), entre outros.

Possuímos, atualmente, 34 escritórios regionais, o que nos garante maior proximidade com nossos clientes corporativos. Nossa venda e atendimento consultivos, contam com unidades próprias compostas por consultores técnicos e comerciais, nos permitindo crescer nesse mercado, bem como entregar maior valor agregado a nossos clientes.

Os clientes B2B são o grande foco de crescimento da Algar Telecom. Essa nossa estratégia, a qual apresenta grande atratividade em virtude das baixas taxas de penetração de serviços de dados para conectividade no Brasil, é focada na expansão de nossas redes para regiões atrativas, as quais são identificadas por meio do georreferenciamento do número de potenciais clientes corporativos, bem como na densificação de nossas redes já instaladas, permitindo ganhos de escala e de eficiência nos serviços prestados.

 

B2C

No B2C somos líderes na prestação de serviços na nossa região de origem, onde atuamos há 65 anos, que compreende 87 municípios nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Nessa região temos participação de mercado, dados ANATEL de junho de 2019, de 74% em banda larga fixa; 34% em televisão por assinatura e 33% em telefonia móvel.

Por meio de uma estratégia convergente, x-play, com possibilidades duo-play, triple-play, quadruple-play (banda larga fixa e móvel, telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e serviços de valor agregado) atendemos mais de 1,2 milhão de clientes B2C suportadas por uma moderna rede móvel (3G e 4G) nas frequências 700Mhz, 850Mhz, 1.800Mhz e 2.100Mhz. Contamos também com uma extensa rede de banda larga fixa, com 482 mil clientes, com foco nos serviços de UBL – 40% da base total (com velocidades que variam de 40Mbps a 200Mbps), com tecnologias xDSLI, HFC e GPON.

  • Alta sobreposição entre a rede fixa e as áreas de cobertura móvel:

 

 

Segmento Tech – BPO/ Gestão de TI

O Segmento Tech – BPO/ Gestão de TI  atua no mercado corporativo há 20 anos, com um portfólio voltado para gestão do relacionamento com cliente, ambiente de tecnologia e serviços de telecom por meio da transformação digital. Aliados a um amplo ecossistema de parceiros, a empresa conta com mais de 70 escritórios e 2 data centers no Brasil e com um time de cerca de 11,5 mil profissionais para pensar e repensar a experiência dos clientes, suas operações de tecnologia e serviços de telecom, a fim de promover inovação e entregas com excelência. Com um atendimento multicanal em mais de seis idiomas, a companhia possui atuação em toda a América Latina, com escritórios na Colômbia, Argentina e México.

 

Histórico

Em 1954 na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Alexandrino Garcia funda a CTBC, atual Algar Telecom. Com o propósito de facilitar a comunicação dos moradores de regiões consideradas remotas naquela época, a Companhia adquiriu várias concessões municipais nas cidades vizinhas.

Histórico

Histórico

Na década de 1960:
  • Expandimos os negócios para 1 mil linhas em Uberlândia (MG);
  • Ativamos o serviço de interurbano, com 24 canais via rádio;
  • Incorporamos a Telefônica de Patos de Minas (MG);
  • Fomos pioneiros, no interior do Brasil, na utilização do sistema de micro-ondas.
Na década de 1970:

Durante a década de 1970, mantivemos o controle privado, em um período em que o comando da maioria das operadoras de serviço de telefonia é tomado pelo governo brasileiro.

Na década de 1980:

Na década de 1980 ampliamos a oferta de serviços para o interior do Brasil.

Ao longo da década de 1990:
  • Construímos a primeira rede de fibra óptica;
  • Passamos a oferecer TV por assinatura em Araguari (MG) e Uberlândia (MG);
  • Investimos em multimídia;
  • Começamos as operações de contact center em Uberlândia (MG).
A partir do ano 2000:
  • Incluímos no portfólio o código 12 (chamadas de longa distância);
  • Fomos autorizados a expandir os serviços de telefonia fixa e dados para todo o País;
  • Começamos a oferecer acesso à internet;
  • Passamos a prestar serviços de data center;
  • Adquirimos a rede metropolitana na cidade de São Paulo (SP);
  • Renovamos os contratos de concessão por mais 20 anos;
  • Compramos e lançamos a licença 3G;
  • Abrimos o capital com a primeira emissão pública de debêntures;
  • Mudamos nossa razão social de CTBC para Algar Telecom.
Na década de 2010:
  • Internacionalização da Algar Tech, para a América Latina;
  • Lançamos a TV via satélite;
  • Expandimos a Banda H (3G) para 19 cidades em MG e ampliamos a atuação no varejo;
  • Totalizamos cinco emissões públicas de debêntures, em 2016;
  • Adquirimos as empresas Synos e Asyst;
  • Lançamos oferta de Big Data;
  • Fizemos acordo para construção do cabo submarino, ligando Santos (Brasil) a Boca Raton (EUA);
  • Compramos a frequência 700 MHz para disponibilizar serviços 4G/LTE.
Em 2015:
  • Adquirimos a Optitel, empresa de telecomunicações sediada em Getúlio Vargas, RS que abrange 237 cidades nos estados do PR, SC e RS.
Em 2016:
  • A Algar Telecom incorporou a Image Telecom TV Video Cabo Ltda. e consequentemente englobou em seu objeto social, os serviços de TV por assinatura.
Em 2017:
  • Conclusão da construção do cabo submarino Monet
  • Entrada em 24 novas cidades, sendo 16 no Sul e 8 no Sudeste
  • Incorporação da Algar Mídia e Rede Ippi pela Algar Multimídia, controlada da Companhia
  • A Algar Telecom incorporou a Algar Celular e consequentemente englobou em seu objeto social, os serviços de telefonia celular e TV por satélite
Em 2018:
  • Início das operações do Cabo Submarino
  • Companhia passa a atuar no Nordeste do País
  • GIC passa a ser acionista da Algar Telecom
  • Aquisição do lote 2 de ativos da Cemig Telecom
Em 2019:
  • Aquisição da Smart Telecomunicações e Serviços Ltda, agregando 1 mil Km de fibra ótica na Grande Recife e região.

voltar

topo